---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Histórico

Publicado em 01/08/2014 às 08:54 - Atualizado em 01/08/2014 às 08:52

No início de 1995, iniciou-se uma movimentação em prol da emancipação do Distrito de Chapadão do Lageado, ainda pertencente ao Município de  Ituporanga-SC,  numa iniciativa do então suplente de Vereador do PMDB, Antônio Bizatto, acompanhado do ex-vereador do PPB, Arlindo Stein, cabendo ao atual Vice-Prefeito, Antônio Bizatto, a presidência da Comissão Emancipacionista, e ao atual Prefeito Municipal, Valmir Rosa Correia, a Secretaria. Ainda foram acompanhados das demais lideranças: Rogério Mendonça, João Batista Matos,  João Fritsche, Abel da Silva, Sálvio Herdt, Eugênio Roling, Adão Francisco e Nelson da Silva.

O movimento ganhou força e o apoio popular. Prova disso, foi o resultado do plebiscito, realizado de forma democrática, que apontou 874 votos a favor e apenas 73 contra. No dia 02 de junho de 1995, cinco deputados estaduais visitaram o Distrito e deram parecer favorável à Assembléia para a aprovação da Lei que criaria o novo Município.

Finalmente, através da Lei Estadual Nº 9.980, de 29 de novembro de 1995, sancionada pelo Governador Paulo Afonso Evangelista Vieira, foi criado o Município de Chapadão do Lageado, desmembrado de Ituporanga, com sede no antigo Distrito, que passou a condição de cidade. Por intermédio da Lei Estadual Nº 10.105, de 20 de maio de 1996, foram anexados ao novo Município, as localidades de Ranchinho e Serra do Tanque, desmembradas do Município de Bom Retiro, juntando-se às localidades de Alto Figueiredo, Figueiredo, Rio Lageado, Ilha Grande Sebold, Rio do Meio, Chapadão Rio do Meio, Chapadão Florestal, Alto Rio Saltinho e Rio Saltinho, que, com a sede, formam o MUNICÍPIO DE CHAPADÃO DO LAGEADO.

 

 

PIONEIRISMO

 

 

Por volta do ano de 1922, pioneiros de diversas regiões do Estado de Santa Catarina, principalmente de Tubarão, Braço do Norte, Angelina, São José, Bom Retiro e Urubici, subiram de cargueiro a serra do Rio Lageado, colonizando a região, trabalhando na agricultura, cultivando o plantio de mandioca e milho. A maioria de origem germânica, batizaram o lugar com o nome de Chapadão do Lageado. Lageado por haver muitas lages no rio e chapadão por estar situado na parte alta do Rio Lageado. Na atual sede, fixaram-se as famílias de Augusto Krause, Matias Stein, João Candido de Farias, Rainold Scheidt e Roberto Sebold.  Mais para o interior, as famílias Demétrio, Bertoli, Felber, Werner, Kilcamp, Batista, Schmidt, Grah, Montibeller, Paul, Kersbaum, Chiquio e Correia, colonizaram o restante do hoje Município de Chapadão do Lageado.

 

 

ESPAÇO GEOGRÁFICO E POPULACIONAL

 

 

Chapadão do Lageado localiza-se a aproximadamente 178 Km de Florianópolis, e para se chegar ao Município, localizado no Alto Vale do Itajaí, percorre-se a distância de 13 km de estrada não pavimentada e 15 Km através da SC 302, num total de 28 km que o separam da cidade de Ituporanga.

Com uma área de 125 km2, Chapadão do Lageado tem altitude média de 600 metros acima do nível do mar. A temperatura média anual é de 16ºC e o clima é subtropical. Seu relevo é constituído de superfícies planas com ondulações e é rodeado pela Serra Geral. O solo possui fertilidade e textura variáveis, que por ser planalto, favorece em muito a economia do Município, baseada essencialmente na Agricultura. Possui 600 pequenas propriedades rurais, onde são cultivados principalmente fumo e cebola. Limita-se com os Municípios de Ituporanga, ao norte; Petrolândia, ao oeste; Bom Retiro, ao sul   e Alfredo Wagner, ao leste.

Sua população é de aproximadamente 2.800 habitantes, sendo 90% moradores na área rural. Destes, aproximadamente 2.200 são eleitores.

 

 

ASPECTOS GERAIS

 

 

O Município de CHAPADÃO DO LAGEADO-SC, iniciou sua primeira administração em 1º de Janeiro de 1997, com o Prefeito Municipal, VALMIR ROSA CORREIA e o Vice-Prefeito ANTÔNIO BIZATTO, com mandato até o ano 2.000. A primeira Câmara Municipal é composta pelos Vereadores: Sàlvio Herdt, Presidente, Abel da Silva, Agenor Jasper, Rogério Capistrano, Ivanir Fernandes Eduardo, Guilhermino Bilk, Sebastião Aires, Arno Paul e Erone Manoel Maciel.  O primeiro Secretariado Municipal, é composto pelos Senhores: Tiago Otávio da Silva, Obras e Serviços Urbanos; Toni Renato Martins, Fazenda; Luis César Sebold, Agricultura; Antônio Bizatto, Educação e Saúde; Marilene Schmidt Goebel, Administração e Planejamento e José Bráulio Inácio, na Chefia do Gabinete do Prefeito.

Apesar de algumas dificuldades, o Município encontra-se hoje em franco desenvolvimento. Possui Cartório, instalado desde 1988, Delegacia de Polícia, Posto de Gasolina. algumas lojas, mercado, mecânica, bares, atafona, ferraria, Colégio de 1º e 2º Graus, Centro de Educação de Adultos, dois Pólos Municipais,  03 Escolas Municipais, um Jardim de Infância, dois Postos de Saúde, um Ginásio de Esportes na sede, Centros Comunitários, Agência Especial do BESC,  Posto Telefônico, entre outros.

Diversos Programas vêm sendo implantados gradativamente e o Município vem progredindo a olhos vistos.

CHAPADÃO DO LAGEADO, é hoje uma realidade.


Natal

Atenção!
Há campos a serem revisados.
Atenção!
Há campos a serem revisados.
Verificação de segurança.*